O que é um Banco Comunitário

São serviços financeiros e bancários gerenciados pela comunidade, fazendo com que estes serviços além de mais acessíveis sejam um instrumento de organização e estímulo ao desenvolvimento local.

A atuação do banco se dá de forma integrada com a produção e o consumo local, pois é formulado a partir de linhas de crédito produtivo e de consumo, levando em consideração critérios de análise de crédito que contemple a realidade local.

Os créditos em consumo são concedidos em moeda social sem juros, de forma a propiciar uma sinergia entre os créditos produtivos concedidos e os créditos de consumo.

A aprovação dos créditos solicitados ao banco ocorre com o aval das pessoas da comunidade, que conhecem quem está solicitando o crédito, e com a participação dos trabalhadores do banco no Conselho de Análise de Crédito (CAC).

Os trabalhadores do banco são integrantes da própria comunidade ou vivem na localidade, o que gera uma outra forma de atendimento, mais humana e pessoal, diferente do atendimento dos bancos convencionais.

Um diferencial destes bancos comunitários é que a gestão é feita por uma associação local conjuntamente com a comunidade, por meio da criação de um conselho gestor e da realização de fóruns periódicos.

Características do Banco Comunitário:

1. É a própria comunidade quem cria o banco, tornando-se gestora do mesmo por meio de uma associação local.

2. Financia a produção e o consumo local, promovendo o desenvolvimento da comunidade.

3. Fomenta o desenvolvimento do comércio local e da economia popular.

4. Atua em territórios caracterizados pelo alto grau de exclusão social.

Está voltado para público caracterizado pelo alto grau de vulnerabilidade social